Existem diversas modalidades possíveis para a aquisição de uma solução fiscal especialista para o SAP. Elas podem possuir diferenças em sua forma de integração, atualizações, tecnologia em geral, facilidade de uso dentre outras tantas possibilidades que as façam ser mais vantajosas ou não para sua empresa. Aqui focaremos em 2 dos pontos mais relevantes, sendo eles a sua forma de integração e a rotina de atualizações da solução.
Neste ponto podemos alguns tipos de solução:
Esta modalidade envolve uma solução pronta, desenvolvida na linguagem SAP (ABAP), e instalada juntamente ao SAP.
A vantagem é que a solução está instalada no SAP, possuindo uma transação específica para ser acessada.
As desvantagens são que ela demanda o mesmo recurso computacional que o SAP já usa. Imagine você processando SPED Fiscal, ECD e todo o fechamento financeiro ao mesmo tempo, além de toda a rotina da empresa em conjunto (entradas, saídas, vendas etc.). Existe uma grande chance de algum desses processos ficar comprometido e mais lento certo?
Uma solução desenvolvida de forma customizada no SAP envolve o desenvolvimento pensado especificamente para uma empresa, realizado por uma consultoria e seus desenvolvedores.
Como vantagem podemos destacar que a solução será bastante aderente ao processo da empresa (ou ao menos deveria ser) visto que todos os detalhes desta foram pensados para atender as demandas da companhia.
Como desvantagem principal podemos destacar o processo de manutenção desta solução. Como é sabido o setor fiscal sofre constantes mudanças devido ao processo de evolução da legislação tributária. Novas obrigações e alterações nas já existentes são constantes. Por conta de a solução não ser mantida efetivamente pela fornecedora do software, mas sim por um time de consultoria, esta deverá ser adaptada a cada alteração legal, levando a empresa a incorrer em severos custos dependendo do cenário, por consequência gastando mais no final das contas.